quinta-feira, 12 de julho de 2012

Macarons

Oi gente, tudo bem com vocês?
Tenho feito muitos macarons, e me lembro muito bem quando comecei, o quanto chorei por perder receitas, fiz vários cursos, e sempre acabava dando certo algumas fornadas e outras não.
Mas porque isso acontecia? Tudo era feito exatamente da mesma forma? Aonde eu errava?
Não tinha resposta!
Mas, um dia eu lembrei que todo mundo faz macarons em forno elétrico e eu não tinha forno elétrico, então resolvi comprar.....e aí.....pasme...meus macarons saiam todos iguaizinhos!
Tem muita gente que vive me pedindo receita quando eu coloco as fotos no facebook, mas a receita não tem nada de diferente, o que faz a diferença é a técnica que não se aprende lendo, mas fazendo, o material, porque a farinha não pode ser qualquer uma, enfim, receitas tem aos montes por aí, mas se quiserem a que eu uso (curso com Rafael Barros), aí vai:

Ingredientes:
100 gramas de claras
125 gramas de açúcar refinado
125 gramas de farinha de amêndoas fina
125 gramas de açúcar de confeiteiro

Modo de fazer:
Misturar as claras com o açúcar refinado e levar em banho maria até que atinja a temperatura de 50º, bater na batedeira até formar um merengue firme, mas não muito duro, e nessa hora, colocar o corante que será usado, dê preferência aos corantes em pó, para não alterar o ponto do merengue.
Agora, após misturar a farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro, processar no processador e peneirar duas vezes, após, ir colocando aos poucos, e fazer movimentos fortes para tirar o excesso de ar da massa, cuidado para não tirar demais, senão seu macaron não vai crescer.
Colocar numa manga de confeiteiro e pingar de acordo com o tamanho que deseja, sempre num tapetinho de silicone, porque o papel manteiga gruda demais, bater bem até que forme bolachinhas bem lisinhas, esperar secar fora do forno (tocar de vez em quando e o dedo não pode grudar) e depois assar em forno baixo por mais ou menos 15 minutos, vai depender do forno, tem que vigiar.
Ah, uma coisa importante que aprendi com uma amiga que faz lindos macarons, a cada 5 minutinhos abra o forno para sair o excesso de calor, faz diferença sim, eu garanto!
No meu forno eu asso a 130º por 15 minutos, mas as vezes ele pede 1 ou 2 minutinhos a mais, toque neles delicadamente com a ponta dos dedos, se mexer espere mais um pouquinho!
Vamos ver só as gracinhas que estão saindo da cozinha Tutto Dolci:









Viram só que belezinha? Pois é, mas eu perdi muita receita até chegar ao ponto certo.
Mas quem quiser se aventurar e tentar eu digo, insista não desista!
Ah, eu estava esquecendo de falar do recheio....hehehe....
O recheio pode ser uma trufa, ou brigadeiro ou buttercream. Eu particularmente prefiro a trufa, acho que fica mais gostoso.
Bem é isso aí pessoal, logo eu volto ok?

Beijos doces nos corações de vocês!!!!!

25 comentários:

  1. Oi querida! Achei perfeitos seus macarons, eu ainda não tentei mas tenho medo de me aventurar nesse mundo, já fiz até um curso, quem sabe vendo os seus não me inspiro... Parabéns!!! bjs
    www.sosweetdocesedelicias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Carol! Tu viraste uma expert em macarons, hein? Estão divinos!!!!Fiquei triste em saber que vcs não vão vir, estava até planejando uns passeios e cursos por aqui. Aguardamos para a próxima! Beijão

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde Querida, queria saber qual a marca do seu forno e quantos litros, estou procurando pra comprar mas estou na duvida. Muito Obrigado Beijos Larissa segue meu e-mail: larissafleming@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. so colorful blog!
    macaroon is so delicious! it's a pity that i can't read your message

    ResponderExcluir
  5. Olá, Carol!
    Me chamo João Mazzei e estou preparando uma reuniãozinha surpresa para a minha filha sob a temática Paris. A reunião irá acontecer no dia 22 de setembro e não estou conseguindo comprar macarons aqui pelo Rio de Janeiro. Você saberia onde posso encontrá-los a tempo de receber para a festa. Quanto custa o cento? Meu e-mail é bymazzei@gmail.com
    Desde já agradecido parabenizo pelo lindo blog

    ResponderExcluir
  6. Ola ! Voce consegue me vender ?? tenho uma festa e nao tenho maos de Doceira ! espero resposta !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlia, desculpe a demora querida, mas eu pergunto, aonde você mora? Eu moro na cidade de Americana e se você morar por aqui, tudo bem, caso contrário, fica difícil entregar.
      Aguardo seu retorno.
      Beijos

      Excluir
  7. Que docinhos mágicos e deliciosos !!!

    Você aceita encomenda...
    Se sim gostaria de saber valores e quantidade minima...
    agradeço desde já
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela, aceito encomenda sim, de que cidade você é? Eu moro em Americana, mas estou de mudança em Dezembro, para Sorocaba, caso vc se interesse precisamos ver os detalhes ok?
      Obrigada pela visitinha!
      Beijos doces!

      Excluir
  8. Olá Carol. Vc mora em que cidade. Vc faz por encomenda. Adorei ver seus macarons, ficaram lindos e parece gostosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como você se chama? Eu moro em Sorocaba, interior de São Paulo, e mando por SEDEX sim. Desculpe a demora em responder, mas mudei faz pouco tempo e o blog está meio abandonadinho, tadinho, mas logo já volto a postar...rsrsrs....
      Obrigada pelo contato e se quiser saber mais detalhes, mande uma mensagem para o e-mail docesdacarol2009@gmail.com
      Beijos doces!!!!

      Excluir
  9. Olá, gostaria de solicitar orcamento dos seus macarons. Grata! Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, você poderia me passar seu e-mail para que eu possa te responder.
      Obrigada pelo contato!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Tentando voltar ao mundo dos blogs

Olá meus amigos e amigas doces dese mundo maravilhoso de bloggers. Estou tentando voltar, prometo, prometo, mas não cumpro....hahaha......m...