domingo, 9 de setembro de 2018

Voltando ao blog e receita de bolo de abacaxi

Depois de 4 anos afastada do blog, resolvi voltar. As redes sociais tornaram-se viciantes e isso não é nada bom. Melhor curtir e publicar receitas e seguir as minhas amigas que também não venho acompanhando há um bom tempo.
E hoje, para deixar todo mundo com água na boca, vamos publicar uma receitinha clássica de um bolo de abacaxi.

Ingredientes para o preparo da massa: (massa da querida Otavia Sommavilla)
6 ovos
2 xícaras de açúcar
1 pitada de sal
1 colher de chá de pasta saborizante de baunilha (opcional) ou raspinhas de laranja e limão.
4 colheres de sopa de óleo e água até completar 200 ml
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó químico.

Colocar na batedeira, os ovos com o açúcar, 1 pitada de sal e a baunilha (se usar raspinhas, misture-as na farinha de trigo) e bata até triplicar de volume e ficar bem espumoso, diminua a batedeira e coloque a mistura de óleo e água. Deixe a batedeira na velocidade mínima e vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo peneirada com o fermento.
Essa quantidade de massa eu asso em 2 formas de 25 cm de diâmetro, mas pode também assar em 3 formas de 20 cm que dará um bolo bem alto. Mas se quiser fazer um bolo que não precise cortar, asse em 3 formas de aro 25 que dará o tamanho certo das fatias.
Essa massa é ideal para bolo decorado com pasta americana.
Asse em forno pré aquecido a 180° (se for forno elétrico use 170°).

Ingredientes para o recheio:
Creme pâtissière:
1 litro de leite, 1/2 fava de baunilha ou 1 colher de chá de pasta saborizante, 115 gramas de açúcar e 1 pitada de sal, 3 gemas, 2 ovos (ao todo são 5 ovos), 115 gramas de açúcar (de novo sim), 65 gramas de amido de milho
Levar ao fogo o leite com a baunilha, o açúcar e o sal, enquanto aquece, bata numa vasilha as 3 gemas e mais os 2 ovos (sempre peneiro as gemas) com o açúcar (os outros 115 gramas) e o amido, bata bem com um fouet. Quando o leite levantar fervura, pegue um pouco com uma concha e jogue sobre as gemas batendo bem rápido e depois volte com essa mistura para a panela que está o leite fervendo e bata com fouet até engrossar. Apague o fogo e acrescente imediatamente 85 gramas de manteiga sem sal (manteiga de verdade, não use margarina).
Se quiser dar sabor à esse creme (nesse caso desse bolo eu fiz isso) acrescente 200 gramas de chocolate branco (chocolate de verdade, não use cobertura) e mexa bem até derreter. Coloque em um refratário, leve à geladeira coberto com plástico filme, bem rentinho ao creme para não criar nenhuma casquinha.

Doce de abacaxi:
Corte um abacaxi em cubinhos, tendo o cuidado de tirar todos aqueles olhinhos pretinhos que depois de cozidos ficam duros e incomoda para comer, e coloque numa panela com água e 1 xícara de açúcar, pode usar, se for do gosto, 1 pedacinho de canela em pau e uns 3 cravinhos da índia, cuidado para não errar a mão nas especiarias para não aparecer mais que o sabor do abacaxi. À medida que ferver, vai formando uma espuminha branca, retire com uma colher. Depois que estiver cozido, isso demora mais ou menos uns 20 minutinhos, coe e aproveite a calda do cozimento para umedecer o bolo.

Creme frio, doce de abacaxi frio e a massa também fria, é só montar o bolo.

Camadas de bolo, creme e doce, molhando a massa com cuidado para não encharcar.

A cobertura eu tenho usado muito o creme chantininho, porém, eu uso 500 ml de chantilly vegetal + 500 ml de creme de leite fresco e 6 colheres de sopa de leite ninho, fica muito saboroso.

Por cima do bolo eu uso também coco fruta (não use coco seco, não fica saboroso), e a decoração fica ao critério de cada um.

Vejam a carinha desse bolo delicioso.


2 comentários:

  1. Muito bom te ver de volta Carol, não te perdi de vista pelas redes sociais, mas é muito bom seu blog voltar a ativa.
    Esse bolo me deu água na boca, mas preciso me conter, ao longo desses anos adquiri diabetes e essa danada me tirou os doces, mas vou te contar, o que dá faço com adoçante culinário, o sabor não é o mesmo mas até que dá pra enganar, viu?!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que peninha amiga, diabetes é complicado, precisa mesmo controlar, mas hoje em dia tem muitas opções diet que dá para enganar bem. Eu tenho uma receita de pudim diet que ninguém diz que é diet, se você não tiver amiga, eu posto a receita. Beijos e até mais!

      Excluir

Tentando voltar ao mundo dos blogs

Olá meus amigos e amigas doces dese mundo maravilhoso de bloggers. Estou tentando voltar, prometo, prometo, mas não cumpro....hahaha......m...