segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Tomate seco

Amigas (os), conforme prometido, aí estão as fotos, e se alguém quiser perguntar alguma coisa, tirar alguma dúvida é só escrever, ok?

 Essa é a primeira fase.

 Nesse ponto eles já ficaram um tempo no forno, +- 30 minutos, escorri a água e virei, voltando ao forno para secar.
Agora eu retirei do forno e coloquei para temperar
 

Agora estão prontinhos. É só aguardar uns dois dias na geladeira e prontos para comer!!!


Gente esse tomatinho seco é muito fácil de fazer e tirou aquela idéia de que fazer tomate seco em casa aaaffff...dá muito trabalho, demora muito, tudo mentira! Essa receitinha eu aprendi com a Palmirinha do programa de TV, fiz, deu super certo e adotei como a minha receita preferida.

2 kg de tomate italiano (aquele compridinho); 2 xícaras de açúcar; 1/2 xícara de sal; orégano, manjericão, pimenta a gosto e um bom azeite extra virgem. O azeite é importante que seja bom para dar aquele sabor nos tomates.
O modo de fazer é simples: corte os tomates ao comprido e retire as sementes, não tira aquela tampinha ok? Passe as metades na mistura de sal e açúcar, vire-os numa assadeira com o miolo para baixo, leve ao forno 180º por mais ou menos 45 minutos. Retire a água que ficar na assadeira e vire-os para cima, voltando ao forno até que fiquem bem sequinhos. Aí o tempo vai variar de forno pra forno, o meu fica mais ou menos 1 hora.
Depois, minha gente, é só temperar do jeitinho que vcs quiserem, nunca esquecendo de colocar azeite extra virgem, certo? Coloquem num pote bem fechado e deixe na geladeira por alguns dias e daí é só degustar!!!
Uma delícia!!!

7 comentários:

  1. eu tambem faço tomate seco em casa,,e amo!!e..essa epoca aqui em Sampa..os tomates estão lindos..imensos..vermelhos!!!maravilhosos..bjus

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Iliane, e, detalhe, baratos!!! Aqui na minha região (Americana) estão custando menos de R$ 1,00 o kg. É hora da gente aproveitar, fazer bastante e congelar né mesmo?
    Beijos, querida e obrigada pela visita!!!

    ResponderExcluir
  3. ADOOOOOOOOOORO TOMATE SÊCO DE VES EM QUANDO FAÇO FICA MUITO BOM!SEU BLOG FICOU MUITO LINDO COM ESSE SELINHO DA CÔR DO SOL!!!
    BJIM

    ResponderExcluir
  4. Huuummmm... Amo tomate! Até me animei a fazer essa receita!
    Se fizer o kibe me conta!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. rsrsrsrs...já estou fazendo Talita...amei a cara dele, e o meu marido tb..rsrsrsr....falei que a comida ia demorar um pouquinho e mostrei porque ele deu risada e disse "já concordei com vc, espero sim" kkkk...
    Faça os tomates pra vc ver que fácil!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol,

    Eu sempro faço tomate seco..Fica uma delícia..
    Obrigada pela visitinha no site e e pelo comentário delicioso...Volte sempre...Bjs

    ResponderExcluir
  7. HUMMMMMM!!!!! Adoro tomate seco!!!!!!Oi Carol adorei seu blog!!!!Eu amo fazer bolos com chocolate, por que além de um efeito bonito, fica gostoso...já estou te seguindo!!!!! O Beethoven é LINDO!!!!!Bjos Laurie-(Cheio de Recheio)

    ResponderExcluir

Tentando voltar ao mundo dos blogs

Olá meus amigos e amigas doces dese mundo maravilhoso de bloggers. Estou tentando voltar, prometo, prometo, mas não cumpro....hahaha......m...