segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Bolo de pão de ló com recheio de mousse de morango e olho de sogra!

Olá amigas! Voltei!!! E hoje trago uma receitinha deliciosa de um bolo de aniversário que fiz para uma amiga!
Que bom que eu fui convidada, assim eu pude provar e ter certeza que tudo ficou muito gostoso!!!
Essa receita de pão de ló não é a que eu uso como rotina, mas como adoro experimentar coisas novas, ganhei a receita de uma amiga e testei e deu super certo, basta olhar as imagens!
Vamos à receitinha do pão de ló:
4 ovos separados, clara e gema;
2 xícaras de açúcar;
2 xícaras de trigo;
12 colheres de sopa de água;
1 colher de sopa de fermento em pó.
Bata as claras em neve, acrescente as gemas e deixe bater um pouco até ficar um creme esbranquiçado (uns 10 minutos) e vá colocando o açúcar devagarzinho (polvilhando), estando bem misturado, abaixe a batedeira um pouco e adicione o trigo intercalando com a água. Retire da batedeira e acrescente o fermento, misturando com um fouet.
Asse em forma de aro 28, ou duas de aro 20, forno pré-aquecido, a 180º, mais ou menos uns 35 a 40 minutos, vai depender do forno, enfiando um palitinho a massa sequinha, está prontinho, e não deixe dentro do forno, retire e deixe esfriar.
Eu gosto de fazer a massa 1 dia antes para poder ficar bem certinha e quando cortar para por o recheio não rachar ou esfarelar.
Vocês querem saber o recheio?
Então vai lá:
Fiz uma mousse de morango e um doce de olho de sogra. 
Na mousse, eu fiz aquele famoso bicho de pé, mas com pó de sorvete, ao invés da gelatina, achei que fica mais gostoso, e depois de pronto e frio eu acrescentei 2 xícaras de chantilly batido. Ficou aerado e firme, muito bom! E na hora de usar no bolo, por cima da mousse eu joguei geléia caseira de morango!
O olho de sogra eu fiz o famoso docinho de coco com gemas, e depois também usei o chantilly para ficar aerado e coloquei pedacinhos de ameixa, que foram cozidas antes, espalhando por cima do recheio! Ficou bom também!
Decorei com chantilly e aproveitei para por em prática a aula de bicos...hehehehe....
Ficou bonitinho, não ficou gente?
Beijos e volto em breve!!!!

36 comentários:

  1. Só de olhar dá água na boca... vou tentar colocar meus dotes culinários em prática e fazer depois :)

    ResponderExcluir
  2. Que bolo lindo, Carol, tô te mandando um e-mail, tá?
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Menina que bolo maravilhoso, massa, recheio decoração, tudinho mais que perfeito.Adoreiiiiiiii e vou levar sua receita. beijinhos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  4. Carol,
    que delicia!
    aí aqui um frio dá vontade de comer muito bolinho, imagino esse aí com esse fofo pão de ló e receheio divino!!
    um super beijo
    e ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns á tua amiga, aposta que ficou super feliz.
    Excelente bolo, bem bonito e delicioso ♥

    ResponderExcluir
  6. QUERO UM PEDAÇO!
    MEU DOCE PREFERIDO OLHO DE SOGRA!

    ResponderExcluir
  7. Eliana, pode comer um pedaço, fique à vontade...hehehe....

    Aninha, ela ficou muito feliz mesmo!

    Piell, obrigada querida!!

    Suely, minha querida, pode levar a receita e se quiser pode comer um pedaço tb...hehehe...

    Tânia, minha linda, obrigada pelos elogios!

    Felicidade (nem tão clandestina...hehehe) coloque seus dotes culinários em prática e depois volte para me contar, tá certo?

    Beijos doces no coração de todas vcs!

    ResponderExcluir
  8. Carol,
    Que bolo lindo! O sabor tambem posso imaginar.
    até o bolo simples que saiu do forno pareceu super atraente. Você é craque nesse negócio, menina!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol!!!Teu bolo ficou maravilhoso, achei excelente a idéia do pó de sorvete e do chantilly.Bjão

    ResponderExcluir
  10. Oi Tida, minha querida, bom te ver por aqui, eu andava meio sumida, nem tinha tempo de participar mais da brincadeira do alquimia...aaaffff....cansei de fazer docinhos pro buffet e ficar amarrada! Eu heim, amiga, estou aposentada, não preciso disso, gosto de fazer e faço para ganhar dinheiro, mas uma festinha aqui, outra ali, sem me escravizar, adoro fazer coisas gostosas para minha família, e acho que na idade em que estou já posso me dar ao luxo de escolher o que é bom para mim, concorda amiga?
    Adoro estar aqui sempre, mostrando coisas legais, agora eu estava sem tempo nenhum. Já parei amiga, estou voltando para a blogsfera!
    Eu sou craque em massas, minha querida, mas decoração, estou aprendendo. Vc viu o outro post que eu coloquei mostrando o que aprendi numa aula prática de confeitagem? Amei!!!
    Beijos doces, minha linda e até um próximo encontro!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada, querida Inês! Experimente só, fica muito bom mesmo! E vc pode usar em qualquer coisa para recheio de bolo! Vc pode fazer uma ganache, deixar esfriar bem e acrescentar, fica igualzinho uma mousse de chocolate! E aí amiga, a gente põe a imaginação para funcionar, né mesmo?
    Obrigada pela visita, amiga!
    Beijos doces!

    ResponderExcluir
  12. oi carol- ai jzuis - que é que isto- só porqe eu não gosto de doce- eu adorooo- e o post anterior ensinando aquelas belas flores - dá até pena de comer- hummmm
    vim te convidar para participar do meu sorteio - LEVE MINAS PARA SUA CASA- uma arte entalhada em madeiravinda de Tiradentes - MG
    lindoooo- teno certeza que tu vai adorar
    te espero lá
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Lú, vou lá sim querida! Adoro artesanato e só para constar, eu conheço Tiradentes! Adoro aquelas peças feitas de pedra sabão! Mas olha amiga, faz mais de 30 anos que fui lá...hehehehe...eu era solteirinha da silva, tinha 19 aninhos, imagina só? Eu lembro tão bem daquelas ruas estreitas calçadas com pedra e dos casarões, maravilhosos! Ainda tem muita prata ou não? Lembro que comprei um monte de jóias e como era solteira não comprei coisas para casa, é óbvio né, mas fiquei apaixonada pela cidade!
    Tô indo lá, amiga!
    Obrigada pelo convite!
    Beijos doces!

    ResponderExcluir
  14. até babo so´de olhar ,ficou um mimo, bjs

    ResponderExcluir
  15. que maravilha!!deu agua na boca!!!tudo ficou muito lindo!vou levar a receita do pão de ló!parabens..bjus..li

    ResponderExcluir
  16. Olá CArol,

    Amei esse bolo.... ai que fominha.

    Abração,
    Lu Alves

    ResponderExcluir
  17. Oi Lú, tá sumidinha, querida! Vc viu que tem sorteio no blog da sua chará? Vai lá viu! É coisa linda da sua terra!!!

    Iliane, minha querida, pode levar tudo o que precisar..rsrs...ok?

    Obrigada São33, não sei seu nome...hihihi....

    Beijos doces para todas!

    ResponderExcluir
  18. Carol, agora entendi... Você é profissional!!!
    Que chique, só podia!
    Parabéns pela perfeição nos doces que já andei olhando, lindos trabalhos, tudo parece obra de arte!
    Perdi muita coisa quando viajei...
    Amei o que vi!

    Bjokas

    Eliane

    ResponderExcluir
  19. Que bolo maravilhoso!!! Parabéns

    ResponderExcluir
  20. Oi, lindo teu bolo, gostaria de saber como q vc faz para o bolo nao abaixar pq tenho esta mesma receita, já fiz mas ele depois de pronto abaixou e ficou feio..
    cris

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ CRIS, É TÃO DIFÍCIL FALAR ALGO PRA VOCÊ SENDO QUE NÃO CONHEÇO SEU FORNO. NORMALMENTE, QUANDO ISSO ACONTECE É PROBLEMA NA TEMPERATURA, QUE ESTÁ MUITO QUENTE ENTÃO O BOLO SOBE DE UMA VEZ E DEPOIS ACABA ABAIXANDO NO MEIO PORQUE NÃO TEVE FORÇA PARA CRESCER COM CALMA E FICAR FIRME. TENTE NOVAMENTE E SE SEU FOGÃO FOR DE 4 BOCAS, DIMINUA A TEMPERATURA, QUEM SABE DÁ CERTO?
      ESPERO QUE VC CONSIGA, POIS ESSA MASSA É ÓTIMA!
      BEIJOS E UMA ÓTIMA SEMANA PRA TI!

      Excluir
  22. olá, gostaria de saber se posso acrescentar chocolate nessa massa, ou isso pode desandar a receita?? aguardo retorno... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, vou te dar uma receita melhor ainda que eu uso muito e você pode usar branca ou acrescentar chocolate. Essa receita dessa postagem eu fiz porque tinha feito um curso e quis testar, mas nunca testei com chocolate. Mas anota essa:
      6 ovos
      2 copos de açúcar (aquele de requeijão)
      1 copo de leite
      2 copos e meio de farinha de trigo
      1 colher de sopa de fermento
      1 pitada de sal
      Para fazer com chocolate, acrescente peneirado com a farinha, 3 colheres de sopa de chocolate 50% (eu uso Harald).
      A maneira de fazer é assim:
      Ponha os ovos (clara e gema) na batedeira e deixe bater até ficar bem cremoso, diminua uma velocidade e acrescente o açúcar peneirado, depois acrescente o leite e em seguida farinha aos poucos, sem bater demais, e por último o fermento.
      Dá uma forma de 30 cm e fica com 8 cm de altura.
      Forno pré aquecido a 180º, forma untada no fundo, com papel manteiga, e não precisa untar as laterais, demora mais ou menos 45 a 50 minutos.
      Depois me diz se gostou ok?
      Beijos!

      Excluir
  23. olá tentei fazer essa massa e ela cresceu e muchou......ficou horrivel......o qu será que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "anônimo", não posso dar uma opinião firme porque não conheço seu forno, mas normalmente quando isso acontece é quase sempre relacionado ao forno. Essa massa, nessa época, foi a primeira vez que fiz, ela é bem leve, saborosa, e você pode ver na imagem que postei como ela ficou bem bacaninha. Mas eu confesso que não fiz mais até pelo hábito de fazer uma outra que já estou acostumada a fazer. A receita está na resposta do comentário anterior. Dá uma olhadinha lá, ok? Depois me conta. Mas se vc quiser tentar novamente, procure não colocar o forno muito quente, porque isso faz a massa subir muito rápido e ficar crua no meio, e pão de ló precisa crescer por igual.
      Espero ter te ajudado e qualquer dúvida me dá retorno ok? Beijos!

      Excluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Tentando voltar ao mundo dos blogs

Olá meus amigos e amigas doces dese mundo maravilhoso de bloggers. Estou tentando voltar, prometo, prometo, mas não cumpro....hahaha......m...