Hoje estou empolgada, fiz uma sobremesa de abacaxi, estou preparando uma geléia de morango, tentei fazer uma geléia de physalis, mas não deu muito certo...hahaha.....também erro!!!
Mas para compensar fiz umas broinhas de fubá que peguei na TV hoje e como era muito simples e eu tinha todos os ingredientes decidi fazer, e não é que deu super certo? Foi para compensar a frustração da geléia de physalis não ter dado certo...rsrs...mas a Joyce já me deu uma idéia e eu vou testar para não perder!
Bem vamos às receitas:
Broinhas de fubá: (não sei porque, mas o chef que deu a receita deu o nome de broinhas caxambu...deve ter as razões dele né mesmo?)
100 gramas de farinha de trigo
100 gramas de fubá
80 gramas de açúcar
1 colher de chá de fermento
40 gramas de ovo (eu usei 1 médio)
60 gramas de manteiga sem sal (manteiga mesmo) gelada (é importante que seja gelada)
1 grama de erva doce em grãos (dá 1 colher de chá)
Peneire todos os ingredientes secos numa vasilha e misture bem, coloque o ovo meio misturadinho e vá misturando até ficar uma farofinha. Agregue a manteiga gelada, cortada em pedacinhos e vá misturando com as mãos até começar a unir e então acrescente a erva doce. Faça bolinhas, pincele com gema e asse em forno médio, por mais ou menos 40 minutos, vai depender do forno.
Ficaram uma gracinha, vocês não acham??? E vai bem com uma deliciosa xícara de chá! Huuummmm.....Agora vamos à sobremesa de abacaxi:
Essa eu inventei, porque eu tinha um doce de abacaxi pronto para fazer qualquer coisa, poderia ser um recheio de bolo, mas como não tive encomenda por esses dias, para não perder resolvi coar (guardei a calda no freezer) e tinha também uma garrafinha de leite de coco que estava aberta pois só precisei de um pouquinho para uma receita que fiz, então vamos aproveitar tudo!
Por isso eu falei que inventei, porque a receita já é muito conhecida, doce de abacaxi, creme e merengue, leva ao forno para gratinar e está pronta, mas eu fiz assim:
Creme:
1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite, 2 gemas peneiradas, 2 colheres de sopa, rasas, de amido de milho, e daí eu acrescentei o leite de coco ( deu um sabor especial)
Levei ao fogo, batendo com o fouet e depois que engrossou retirei do fogo e continuei batendo até ficar bem macio e firme. Coloquei num refratário....
E coloquei o doce de abacaxi....
Aí, fiz um merengue italiano que peguei na internet, porque eu tenho uma cisma com claras cruas, mas a receita manda usar a calda a 114º, e sei que as bactérias morrem numa temperatura de 70º, então segui passo a passo e aqui vai:
Para cobrir esse doce, num refratário quadrado de 22 cm, eu usei 3 claras de ovos pequenos.
Faz assim, coloca numa panelinha 1 xícara de açúcar, 1/2 xícara de água e 1 colher de sopa de glucose (não pode ser Karo, tem que ser aquela de confeitaria) ela é grossa e difícil de tirar do potinho, mas depois ela se dissolve na calda.
Deixe ferver até atingir a temperatura de 114º. Para quem não tem termômetro, eu penso que o ponto é de fio fino. Demora uns 10 minutos para atingir o ponto certo.
Então bata as claras em neve firme e vá acrescentando a calda bem devagarzinho. Deixe bater até esfriar. Fica perfeito!
Coloquei as colheradas em cima do abacaxi, e usei o maçarico para dourar e finalizei com coco assado!
Xique né? rsrsrsrs
O marido é tão formigão que nem esperou esfriar totalmente...hahaha....
Amiga, adorei tudinho, as broinhas ficaram perfeitas , adorei a receita, com esse friozinho e um cha, meu Deus...fala sério. Agora essa sua invenção de abacaxi arrazou, ja estou levando sua receita. Tenha uma excelente semana. beijinhos
ResponderExcluirQueridaaa!! Eu já experimentei uma torta bem parecida com essa e simplesmente ameiiii!!!
ResponderExcluirAmiga, você pode postar primeiro tanto a quadrilha quanto o alquimia, ok?
O Alquimia de ingredientes vai até dia 20/06 e a quadrilha é até dia 28/06.
Beijão
hum...vou copiar estas receitas a broinhas é certeza..bjos...
ResponderExcluirAdorei, uma delicia de broinhas e um pudim magnifico.
ResponderExcluirExcelente ♥
hihihiihihi ainda bem que nao deu tempo de ninguem fazer a receita hahhaha muito obrigada amiga foi a emocao do jogo do BRASIL hihiihih beijos fofis
ResponderExcluirCarol queridona do céu!!!!!!!Tu me deixaste babando por este doce de abacaxi, eu sou alucinada por merengue, com abacaxi então nem se fala. Este final de semana(isso se eu não fizer antes...hehehehe) vou fazer teu doce de sobremesa, depois posto a foto para tu veres o resultado.Beijokas!!!!!
ResponderExcluirSuely,
ResponderExcluirÉ tudo de bom mesmo! Fiz um chá meio doido, adoro misturar coisas, e ficou ótimo hehehe...faça mesmo, muito fácil!
Aninha,
Vou postar sim, pode deixar, vou participar das duas!
Fernanda,
Fique à vontade, a casa é nossa...rsrs...
Ana,
Ficaram ótimos, já estão em fase terminal...hehehe...
Fofis,
Ainda bem né...hhahahaha....
Inês,
Amiga, ficou bom demais!!! Essa idéia de usar o leite de coco no creme fez uma diferença enorme. Sempre fiz, mas do outro jeito.
Faça mesmo, vou aguardar!
Beijos doces no coração de todas!
Oiee...Adorei teu blog!
ResponderExcluirQuando o abro e vejo uma receita de broa..ahh, tudo de bom...Fiz broa semana passada! vou testar a tua receita...hehehe
Tenho certeza que aprenderei contigo tbem!!
abraços!
Que receitas maravilhosas. Vou levar comigo, porque não vou resistir a experimentar, pelo menos as broinhas...
ResponderExcluirEm Portugal é tradição fazer brionhas com farinha de milho no dia de Todos os Santos (1 de Nov). Deixo o link para as broinhas que costumo fazer.
Um bj grande e desde já fico seguidora deste cantinho
Carol
ResponderExcluirEstava olhando sua receita de cupcake de massa de laranja e queria saber como você faz para colocar o merengue de duas cores. Você coloca corante em uma parte e coloca no saco e juntacom o resto do merengue?
Beijos!
Oi querida Yasmim, sim, é isso mesmo, eu escolho as cores que quero usar, faço apenas um risco com o corante em gel, e coloco o merengue ou chantilly, o que vc quiser usar, aperta um pouco para sair direitinho e depois é só aplicar. Se vc usar duas cores procure colocar uma em cada lado do saco de confeiteiro e se for usar mais de duas vc observa como arrumar, de forma simétrica, para que fique bonito e não se misturem umas com as outras!
ResponderExcluirEspero ter ajudado, linda e qualquer dúvida é só perguntar ok?
Beijos doces!
Estou começando o meu blog hoje, e resolvi dar uma surfada na net....e encontrei você....adorei seu blog. Meus parabéns !!! Já vou fazer a receita da sobremesa de abacaxi e das broinhas amanhã mesmo. Parecem deliciosas.
ResponderExcluirBeijão.
http://tiajucupcakesedoces.blogspot.com/
Olá Tia Ju, obrigada pela visita minha querida! Seja bem vinda, a casa é nossa! Já temos 1 aninho de blog e temos bastante coisinhas por aqui, e se vc precisar de alguma coisa é só pedir ok?
ResponderExcluirVou lá te retribuir a visita!
Beijos doces, e bom domingo!!!
Carol,
ResponderExcluirAinda não éramos vizinhas nessa época, por isso não vi essa receita.
Essas broinhas são de minha terra amiga...quantas saudades!
Meu cumpadi é enlouquecido por elas, só encontramos no Extra.
Caxambú é a cidade que "criou" a broinha...e por onde vc vai só se ouve falar das famosas broinhas de Caxambú...=]
Um bejim grande!